GERAm
O Grupo de Estudos em Residualidade Antigo-Medieval (GERAM), liderado pelo Prof. Dr. Tito Barros Leal, em funcionamento na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e devidamente registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq desde 2016 vem desenvolvendo trabalhos e ampliando a produção histórico-historiográfica em torno dos dois recortes temporais sobre os quais se debruça: a antiguidade e o medievo.
​
No concernente ao mundo antigo o grupo tem se dedicado a estudar as tragédias gregas (Ésquilo, Sófocles e Eurípedes) e as comédias gregas e romanas (Aristófanes e Plauto). Já no tocante ao mundo medieval as atenções se voltam para a península ibérica e as poesias galego-portuguesas (séc. XII ao XIV) e para o estabelecimento da religião cristã na península.
​
O norte orientador de todos os estudos produzidos no GERAM é a Teoria da Residualidade Literária e Cultural, base teórica em desenvolvimento desde 2002 pelo Prof. Roberto Pontes (Dep. Literatura UFC).
​
Apesar do pouco tempo de funcionamento, a produção do GERAM já tem circulado o Brasil, com trabalhos apresentados em Petrolina-PE, no IV Encontro de História Antiga e Medieval de Pernambuco; em Fortaleza-CE, na VII Jornada de Residualidade Literária e Cultural e em São Luís-MA, X Encontro Nacional de História Antiga do Grupo de Trabalho em História Antiga da Associação Nacional de História (GTHA/ANPUH).
​
O presente espaço tem por finalidade expor algumas de nossas linhas de estudo e pesquisa, bem como publicizar os eventos e atividades desenvolvidos pelo GERAM.
​
_________________
​
Grupo de Estudos cadastrado no CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7465898326697705
​
​